Ética na Pandemia COVID-19

04/04/2020 16:07

Com o surgimento da pandemia causada pela COVID-19, várias questões éticas complexas e delicadas passaram a fazer parte do nosso cotidiano. Por isso, o Núcleo de Ética Prática (NuEP) está se associando a vários pesquisadores e formando grupos interinstitucionais de pesquisa (por exemplo, o NUBET – Núcleo de Bioética e Ética Pública da UFU) com a finalidade de contribuir com o enfrentamento da grave crise pela qual estamos passando. Abaixo, listamos sugestões iniciais de referências bibliográficas e links relacionados ao tema.

 

RACIONAMENTO E TRIAGEM

“Por um debate sobre as diretrizes éticas para alocação de tratamento em UTI durante a pandemia”. (Alcino Bonella, Darlei Dall’Agnol, Marco Azevedo, Marcelo de Araújo)

Detalhamento da proposta apresentada  para decidir acesso de pacientes a UTI durante a pandemia. (Alcino Bonella, Darlei Dall’Agnol, Marco Azevedo, Marcelo de Araújo)

Ética, mulheres e pandemia (Live discutindo a proposta de racionamento com a Profa. Telma Birchal/UFMG)

Escolha sobre quem deve viver: bioética e covid-19 no contexto brasileiro. (Letícia Gonçalves e Maria Clara Dias)

Discussões bioéticas sobre a alocação de recursos durante a pandemia da COVID-19 no Brasil (Letícia Gonçalves e Maria Clara Dias)

SUGESTÕES DE LEITURA:

Declaração de Estocolmo sobre ética médica nos desastres de massa (Adotada pela 46ª Assembléia Geral da Associação Médica Mundial, Estocolmo, Suécia, setembro de 1994).

RESOLUÇÃO CFM Nº 2.156/2016: estabelece os critérios de admissão e alta em unidade de terapia intensiva.

Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB): Princípios de triagem em situações de catástrofes e as particularidades da Pandemia COVID-19.

 

PESQUISA E MEDICAMENTOS EXPERIMENTAIS

Bioética em tempos de pandemia: Testes clínicos com Cloroquina para tratamento de COVID-19 (Alcino Bonella, Darlei Dall’Agnol, Marco Azevedo, Marcelo de Araújo)

SUGESTÕES DE LEITURA:

NATURE, n. 579, 321 (2020): “Don’t rush to deploy COVID-19 vaccines and drugs without sufficient safety guarantees” – Shibo Jiang

NATURE, n. 579, 481 (2020): Coronavirus vaccines: five key questions as trials begin – Ewen Callaway

PRACTICAL ETHICS: “Is it right to cut corners in the search for a coronavirus cure?” – Julian Savulescu

 

REFLEXÕES ÉTICAS SOBRE A PANDEMIA

Ética global, direitos humanos e a pandemia da COVID-19 (pp. 124-134). Milene Consenso Tonetto

 

Tags: COVID - 19